As câimbras são comumente vistas no meio de quem pratica atividade física e normalmente associado com falta de potássio na alimentação, mas será a falta de potássio é a única causadora das tão terríveis dores? A respostas é não, a câimbra está envolvida numa série de reações metabólicas e inclui diversos minerais como Magnésio, Cálcio e Vitaminas do Complexo B.
Inicialmente temos que nos preocupar com a base de tudo que é a ingestão adequada de água. A hidratação é extremamente importante para o bom desempenho físico, uma vez que a perda de 2 a 3% do peso corporal já pode prejudicar o desempenho esportivo e gerar câimbras extremamente desconfortáveis. Isto porque além de tantas outras funções ela assegura o equilíbrio eletrolítico e reduz os riscos associados à desidratação.
O exercício em jejum, que se torna uma prática cada vez mais comum para as pessoas em busca do emagrecimento rápido, também contribui para lesões e câimbras, isto porque na ausência de nutrientes é gerado um estresse metabólico ao organismo aumentando o risco de lesões e das cãibras.
A falta de carboidratos e o consumo exclusivo de proteínas, aumenta a liberação de amônia no sangue, afetando as fibras musculares e eleva o risco de câimbras. São necessários ajustes na dieta pelo nutricionista para garantir um bom consumo de carboidratos.
Uma boa dica é ajustar o consumo de peixes e oleaginosas, isto por que eles lubrificam o intestino, e são fontes de ômega 3 que tem poder anti-inflamatório, ajudando na circulação e levam mais nutrientes aos músculos, auxiliando na eliminação de toxinas e reduzindo os episódios de câimbras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário