quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Cabelo de diva! Descubra como controlar ou disfarçar a oleosidade dos fios.



“Devido ao calor da estação as pessoas transpiram mais, e como os poros do couro cabeludo são maiores que o restante do corpo existe essa sensação de maior oleosidade. No entanto, você deve identificar se é mesmo oleoso, porque muitas mulheres acham que tem esse tipo de cabelo, mas na realidade é apenas o natural necessário para a saúde do fio”, explica o cabeleireiro Oswaldo Sérgio Lopes, do Mode K Coiffeur.


Lavando corretamente

A lavagem inadequada é um dos maiores motivos para a oleosidade, portanto, fique atenta ao tipo de produto e ao jeito certo de fazer a limpeza. “Produtos incorretos aumentam a oleosidade, e existem opções próprias com ação no couro cabeludo para controlar. Os condicionadores livre de óleos também são os mais indicados. O que também pode influenciar é a maneira de espalhar o xampu, porque as mulheres acabam friccionando demais o couro cabeludo numa tentativa de limpar bem, e isso estimula ainda mais a produção de óleo. Já com o creme, é preciso atentar para a quantidade, que deve ser de algumas gotinhas colocadas no meio e pontas e espalhadas com um pente, e depois remover muito bem. Para quem tem cabelos curtos, o melhor é pular o condicionador e usar loções desembaraçadores em spray, que são líquidas e leves”, indica.


Outro erro comum é confiar muito nos antiresíduos, que não devem ser utilizados com frequência. “Não é interessante usar diariamente, o ideal é apenas duas vezes por semana. Eles contêm sulfatantes e possuem poder mais detergente que os demais xampus, que vão acabar retirando excessivamente a proteção do couro cabeludo e fazem com que ele demore mais para se reconstituir. Os fios também podem ficar mais ásperos e sensibilizados”, alerta. Portanto, pode lavar todos os dias, mas com a versão para cabelos oleosos.

Você não abre mão do banho quente, mesmo no calor? Cuidado, esse é outro fator que piora muito a oleosidade. “Se você for usar a água quente faça um último enxague com água fria no couro cabeludo para fazer uma tensão dos poros e diminuir a velocidade da formação de oleosidade. Mas claro que o melhor seria tomar o banho todo com a temperatura mais amena”, aponta.

Cuidado com produtos

Não são apenas os itens de lavagem que devem ser específicos para oleosos, itens como leave-ins, máscaras de tratamento e cremes também devem ser escolhidos corretamente: “Evite tudo que for derivado de petróleo, como silicone e óleos minerais, porque eles aumentam o problema”.
Disfarçando o problema. 

Você está sem tempo de lavar, e as madeixas estão com aspecto sujo? A dica do especialista é recorrer ao xampu a seco, mas, caso não tenha, pode substituir por um truque caseiro. “Dê uma leve borrifada de talco, de preferência neutro, na frente e no alto da cabeça. Depois jogue bastante ar do secador para tirar o pó, ele vai absorver a oleosidade e te fazer ganhar horas para lavar mais tarde”, completa.
Lenços, chapéus e até penteados também são muito bem-vindos, já que tem a cara da estação e ainda disfarçam muito bem. “Faça um preso bacana esticando bem a raiz, com aquele efeito molhado, ou lave localizadamente só a franja e a parte da frente, é algo que funciona e que é rápido”, garante.
Oleosidade do bem.

Vale lembrar que nem toda a oleosidade é ruim, e ela é produzida para proteger os seus cabelos e dar mais emoliência. Nos lisos, ela viaja naturalmente da raiz para as pontas, mas isso nem sempre acontece nos cacheados. “Se você for lavar na manhã seguinte aproveite a noite para se beneficiar desse óleo. Passe uma escova macia desde a raiz até as pontas para que ela se espalhe bem, isso dará uma textura muito melhor para os fios”, aconselha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário